escritas e falares da nossa língua


quarta-feira, janeiro 16, 2013

maculo (Ang. e Br.)



"maculo" (n. masc.) é uma palavra com origem no Quimbundo (Angola). refere-se a uma doença muito frequente nos escravos que de Angola e Moçambique eram enviados para o Brasil, pelo que também atingiu os colonos brancos e os caboclos e nativos brasileiros. tem vários sinónimos, como "achaque do bicho", "doença do bicho". na terminologia médica mereceu o nome de "retite gangrenosa epidémica". segundo se diz, era devida às horríveis condições de higiene dos escravos, obrigados a defecar junto ao chão, ao alcance das moscas varejeiras. os seus sintomas consistiam numa retite inflamatória, com relaxação do esfíncter anal, eliminação de muco fétido, ulcerações e prolapso retal, além de febre, cefaleias, dores no corpo, quebreira geral e, por vezes, sintomas neurológicos de torpor, sonolência, delírio e coma, terminando na morte, não raro com gangrena do reto e aparecimento de larvas ("bichos").
porém, o "maculo" não é uma doença especificamente africana ou brasileira, é uma doença disentérica universal própria de regiões pantanosas e seringais, associada a baixos índices de higiene.
curiosamente, na América hispanófona e nos autores portugueses castelhanógrafos do século XVII, a doença foi conhecida por “mal del culo”, devido, provavelmente, à localização principal dos sintomas físicos e à semelhança fonética com o termo quimbundo.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home