escritas e falares da nossa língua


sábado, agosto 17, 2013

alambique (Pt., Gz. e Br.)

"alambique" (nom. masc.), do grego ambix, ambikon, através do árabe al-anbiq, é um aparelho que se usa na destilação de várias bebidas espirituosas, incluindo a aguardente vínica, o bagaço e a cachaça. foi muito usado na alquimia. o seu funcionamento baseia-se na separação de líquidos ou elementos voláteis com diferentes pontos de ebulição. o alambique é formado por uma caldeira ligada por um tubo a uma serpentina de arrefecimento, ao fundo da qual se recolhe o líquido ou elemento volátil destilado. o alambique tradicional é feito de cobre, mas também os há de vidro e de aço inoxidável.

4 Comments:

  • Adoro o seu blogue, e amais de dizer isto o que queria era dizer se alguma vez pensara o senhor em fazer uma revista cultural em galego e em linha. Eu levo com a ideia dias,meses e ano com elo na cabeça e de encontrar gente avondo, acho que seria uma grande ideia. O que acha o senhor?

    By Blogger Unknown, at 2:37 da tarde  

  • obrigado. em galego já eu escrevo. em galego-português de Portugal, bem entendido. mas como sou do Norte, do Entre-Douro-e-Minho, ainda pratico um galego-português mais achegado ao seu.não faço outra vida senão mostrar o quanto somos a mesma gente e a mesma fala. pode verificar o meu blogue "Toponímia Galego-Portuguesa e Brasileira em toponimialusitana.blogspot.com. o link tem um nome estúpido, mas foi o que me deixaram registar na altura. quanto a uma revista cultural em linha a ideia parece-me muito boa. e vai escrever sobre o quê? aperta.

    By Blogger josé cunha-oliveira, at 4:07 da tarde  

  • Eu sei em que língua escreve você. Mas a ideia era juntar gente como você e fazer um magazine cultural online. E seria sobre a língua, mas também sobre qualquer outra coisa cultural. Tenho na cabeça os conteúdos de magazines como New Yorker ou a Jot Down. mas como pode ver nesta altura não é mais do que uma ideia estou a procura de gente que goste dela para num futuro fazê-la realidade. Aguardo que não ache que este comentário e SPAM, mas se calhar muito sonhador. Apertas.

    By Blogger Unknown, at 4:33 da tarde  

  • vou então deixar amadurecer a ideia. fico em estado de prontidão. abraço.

    By Blogger josé cunha-oliveira, at 1:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home