escritas e falares da nossa língua


terça-feira, setembro 24, 2013

picha (Pt. e Gz.)

de acordo com o Dicionário Estraviz, que nos é comum a portugueses e galegos, significa "órgão genital masculino" (fam.), mas também "fonte pequena que deita água".  as paralelas "picho" e "pichel", estão ambas associadas à ideia de água ou dispositivos que a recolham ou por onde ela escorre. desta família existe também o "picheleiro", palavra do Norte de Portugal e da Galiza que designa aquele que faz recipientes de lata ou de estanho para água ou vinho ou trabalha aqueles metais; canalizador. existe ainda a "picheira", que será o mesmo que "pichel", vasilha para tirar vinho das pipas, ou caneca ou infusa de onde se bebe ou se tira o vinho para os copos.
no distrito de Leiria, concelho de Pedrógão Grande, existe a aldeia da Picha. é plausível que o nome da terra derive do significado que a palavra "picha" tem na aceção de "fonte", "bica por onde escorre água". fica também claro que "picha", no sentido brejeiro da palavra, está mais associada à ideia de órgão por onde sai a urina (a "água") do que, propriamente, ao sentido de órgão sexual.
e, é claro, ocorre-me aqui a "Manneken Pis" de Bruxelas, aquela fonte ex-libris da cidade, em que a água sai por onde os rapazes urinam. o seu nome pode significar "o menino que urina" ou "a fonte do menino". escolham.


(fonte da imagem: Wikipedia).

1 Comments:

  • Picha, pichel em português. aquele recipiente que nos botavam na mesa quando o vinho saía do tonel ou do garrafão na tasca.

    uma vez chegado a França conheci aquele parente pobre que lá chamavam de "pichet" nos cafés que serviam refeições baratas ao meio-dia.

    By Blogger Portuense, at 12:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home