escritas e falares da nossa língua


sábado, dezembro 29, 2007

Chaves e Verim, uma só cidade


Chaves (Pt.) e Verim (Gz.) vão constituir uma Eurocidade, partilhando serviços, políticas e projectos comuns.
esta ideia tira partido dos laços profundos que unem a Euro-Região Sul da Galiza-Norte de Portugal e reforça a construção da cidadania europeia.
Chaves e Verim perfazem, juntas, cerca de 60 a 80 mil habitantes, que irão beneficiar de um notável desenvolvimento económico, já que a iniciativa vai permitir que apresentem candidaturas comuns a fundos comunitários da UE.
do projecto faz parte a criação de uma rede comum de transportes, uma agenda cultural única, a partilha de equipamentos e infraestruturas e a realização de intervenções ambientais coordenadas.
a Eurocidade Chaves-Verim vai albergar a maior exploração de águas termais e minerais da Península Ibérica e irá contar com uma escola de hotelaria e turismo.

o aliciante do projecto é, além do mais, poder servir de laboratório para iniciativas idênticas na raia galego-portuguesa, desi
gnadamente a criação de uma Eurocidade Valença-Tui.
previsivelmente, estas cidades galego-portuguesas irão criar novas centralidades na vida económica, social e cultural das populações, contribuindo para o desaparecimento completo das fronteiras artificiais que a História engendrou e para o reforço da língua comum.