escritas e falares da nossa língua


terça-feira, outubro 28, 2008

fagueiro (Pt., Gz. e Br.)



"fagueiro" (adj.) significa "acariciador", "aquele que atrai com doçura e suavidade", "meigo", "agradável", "aprazível".





e agora, de Zeca Afonso, "Menino d'Oiro":

o meu menino é d'oiro
é d'oiro fino
não façam caso
que é pequenino

o meu menino é d'oiro
d'oiro fagueiro
hei-de levá-lo
no meu veleiro

venham aves do céu
pousar de mansinho
por sobre os ombros
do meu menino

venham comigo venham
que eu não vou só
levo o menino
no meu trenó

quantos sonhos ligeiros
p'ra teu sossego
menino avaro
não tenhas medo

onde fores no teu sonho
quero ir contigo
menino d'oiro
sou teu amigo

venham altas montanhas
ventos do mar
que o meu menino
nasceu p'ra amar

venham comigo venham
que eu não vou só
levo o menino
no meu trenó