escritas e falares da nossa língua


segunda-feira, outubro 27, 2008

lenda de são pedro de rates

São Pedro de Rates é uma freguesia do concelho da Póvoa de Varzim (Pt.). segundo a lenda, o santo patrono, Pedro, terá sido um dos sete bispos peninsulares ordenados pelo apóstolo Tiago, que lhe teria atribuido a diocese de Braga.

segundo a lenda, Pedro curou uma princesa acometida de doença fatal. em reconhecimento do milagre, a moça não só se converteu ao cristianismo como fez voto de castidade, o que gerou a ira do pai e a inevitável sentença de morte para quem a tinha curado. avisado, o santo refugiou-se em Rates, mas foi aí descoberto e executado. sepultaram-no sob as ruínas do pequeno templo onde tudo acontecera. o templo foi desaparecendo com o tempo e com ele a memória do local da sepultura. mais tarde, de um monte próximo, o eremita São Félix, Fins ou Fiz, enxergou uma luz na escuridão. dirigiu-se a um montículo de pedras de onde provinha a luz, removeu-as e debaixo delas atopou o corpo de Pedro.

teria alguma razão o irado pai da princesa, pois que Rates estava ligada ao culto da fertilidade e não da castidade. para conseguirem alcançar, as mulheres estéreis tinham por costume sentar-se numa pedra furada que havia por ali. e no templo românico de Rates ainda hoje se vê uma serpente esculpida numa das pedras resgatada do templo pagão anterior.
o culto do santo manteve a antiga tradição. há por lá mulheres grávidas que ainda se abstêm de toda e qualquer atividade no dia 26 de abril, o dia do santo. e entre o vivo até às fêmeas prenhas não convém que façam esforços nesse dia.