escritas e falares da nossa língua


terça-feira, fevereiro 07, 2012

quem é o famoso especialista em Linguística?

tenho uma nova e surpreendente argumentação dos opositores à nova norma ortográfica, quando confrontados com a submissão do Acordo entre as Academias portuguesa e brasileira à votação na Assembleia da República, à aprovação em Conselho de Ministros e à promulgação pelo Presidente da República – sem dúvida um excesso de zelo democrático que não tem paralelo noutros lugares, como a Espanha e a Alemanha, só para dar estes dois exemplos.
pois esses mesmos, que não raramente falam em referendar a nova ortografia, como se o conjunto de todos os leigos fizesse um conselho de sábios, dizem agora que os deputados, ministros e presidentes das Republica não são especialistas em Linguística!
a verdade é que quem não quer aceitar uma coisa pelo seu verdadeiro e oculto motivo (xenofobia, isolacionismo, chauvinismo e antibrasileirismo primário), não a vai aceitar por argumento nenhum. mas a nova ortografia veio para ficar, quer eles queiram, quer não. a democracia é assim: as decisões democráticas aceitam-se, mesmo quando não estamos de acordo com elas. no meu caso, os exemplos em que não concordo com certas decisões democráticas são muitos, mas não vêm aqui ao caso e tenho que as aceitar.

PS: não sei muito bem o que é um especialista em Linguística. se é um académico da Academia das Ciências de Lisboa ou da Academia Brasileira de Letras, pois muito bem, é um especialista em Linguística; se por especialista em Linguística se quer dizer um professor de Português, o professor de Português não é um especialista em Linguística, é apenas um especialista no ensino da norma oficial. e é para isso que ele é pago. caso contrário comporta-se como o polícia que não aplica as leis, não multa nem prende ninguém, porque não concorda com elas. ou o instrutor de condução automóvel que ensina a andar ao contrário das regras de trânsito porque decide que não as aceita.