escritas e falares da nossa língua


terça-feira, setembro 02, 2008

dar à língua

a expressão "dar à língua" usa-se para significar "falar muito", "falar demais" (Br.), "revelar um segredo", "fazer uma inconfidência", "desabafar", "cavaquear", "falar da vida alheia" (as mulheres).
certo é que "dar à língua" faz espairecer e é uma atividade eminentemente saudável. e que, como dizia o povo:

"as mulheres cando se juntam
a falar da vida alheia
começam na lua nova
e acabam na lua cheia"

hoje as mulheres já não "dão à língua" como antigamente. estão mais parecidas cos homes. talvez por isso, enchem os consultórios de psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e afins, "dando à língua" sentadas na cadeira ou deitadas no divã, pagando pra isso.
outras, mais inteligentes, criativas e femininas, "dão à língua" nos melhores blogues da internete. e não cobram nada.

6 Comments:

  • Mmmmmm, parece-me que isso é um mito. Na minha experiência, ng deixou de dar à língua, sendo que os homes sempre derom tanto como as mulheres, senão mais, ao menos no que eu tenho visto. Fofoca (como se diz em Portugal?) é universal, acho eu. Todo o mundo gosta de falar da vida alheia, nao vem particularmente com os cromossomas XX.

    By Blogger La queue bleue, at 3:46 da tarde  

  • ah, ah, ah...fofoca é fofoca! tamém tem bisbilhotice, mas não é bem o que fofoca é.
    quanto aos homes, pode ser que fofoquem, mas não tem graça nenhuma.

    By Blogger josé cunha-oliveira, at 4:18 da tarde  

  • Terá ou nom terá, mas que fofocam, fofocam :P
    É o mesmo que ser-se cusco?

    By Blogger La queue bleue, at 4:53 da tarde  

  • "cusco", "cuscuvilheiro", "o que quer saber as novidades". "cuscuvilhar" é um bocadinho mais feio que "bisbilhotar" e bem pior que "fofocar".
    a propósito do comentário anterior: a tese dos cromossomas XX tem pés pra andar. as mulheres tenhem dois e os homes um...;)

    By Blogger josé cunha-oliveira, at 6:14 da tarde  

  • Cuscuvilhar é pior? Nao sabia, sempre achei "cusco" uma palavra mto divertida. Sempre a aprender ;)
    Quanto a pés... eu cada dia sei menos de homens e mulheres... não digo nada! :P

    By Blogger La queue bleue, at 7:50 da tarde  

  • é como eu. cada vez sei menos...
    é por isso que me mantenho interessado no assunto :p

    By Blogger josé cunha-oliveira, at 9:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home