escritas e falares da nossa língua


segunda-feira, outubro 20, 2008

o lobo mau

o "lobo mau" é apresentado como o lado sombrio do simbolismo do lobo. ligado às florestas, como uma das manifestações dos espíritos que as habitam, costuma ser representado como o guardião do tempo, de tudo o que existe para além da vida.

por isso, um dos avatares de Zeus é Lykaios, o lobo, aquele que vê para além do dia e da noite, da vida e da morte, mais sábio que a multidão dos mortais.
e de lykaios derivou "liceu", palavra associada às artes, ao ensino e à aprendizagem pós-básica.
a goela do lobo é a noite devoradora que engole o tempo e, com ele, todas as coisas que a Avozinha, a Grande Mãe Natureza, vai gerando e parindo, umas atrás das outras. devassa e fértil, ela é a parceira de Cronos, com quem partilha o destino de gerar e comer as próprias crias, as Grandes Filhas, ou netas da Criação.
como símbolo, o Lobo Mau é de uma prodigiosa ambivalência: todas as crianças se amedrontam e fascinam com o Lobo Mau. por detrás do lado sombrio e mortal do seu aspeto feroz, esconde-se a irresistível sedução dos impulsos e instintos que conduzem à vida. nom há Capuchinho Vermelho que resista.