escritas e falares da nossa língua


terça-feira, maio 27, 2008

ralhar

"ralhar" (verb.) é uma coisa que muita gente gosta de fazer coas pessoas erradas: a mulher, o marido, os filhos. alguns começam a ralhar logo que namoram. e a minha questão é por que tanta gente persiste num comportamento contrário à lógica das coisas? ralha-se co inimigo? co vizinho que não nos liga nenhuma? com quem nos fez realmente mal? não, não é muito prático, não temos lata pra isso e a coisa pode dar pra mal a curto prazo. é preferível ralhar em casa co'aqueles que nos aturam, até que deixem de estar pra nos aturar lá mais prá frente. e aí, então, passamos a ralhar sozinhos e a assustar-nos a nós mesmos.

"ralhar" significa "repreender em alta voz", "berrar", "barafustar", "descarregar os humores em cima de alguém, em alta voz e com maus modos", "censurar desmesuradamente", "criticar", "ameaçar aos berros", "importunar", "molestar com berros e maus modos".
refrão: "casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão". mas tamém há o outro: "casa que não é ralhada nom é bem governada". o que espelha bem a nossa vontade de ralhar pela primeira razão que nos der jeito.

quem ralha comporta-se à maneira dos primatas antropóides, como o gorila, que mete medo co medo que tem.
bom, vocês sabem, nisto de afetos, a coisa dá para onde menos se conta. há terras, sobretudo no sul de Portugal, onde "ralhar" significa "cavaquear", "conversar", "bater um papo legal", "conversar amenamente". aí eu não me importaria de ralhar ou ser ralhado.

graf. altern. (Gz.): "rallar"

..................................................................
grande berreiro vai no Chuza! por via desta postagem. que é Galego, que nom é, afinal que sim.
não entenderam o blogue. que nom fala de "Galego", de "Português", ou "Brasileiro", sei lá. este é um blogue da nossa Língua comum. o que nom há numa beira pode haver na outra. e ficamos todos mais ricos. nom entro em bairrismos, regionalismos e particularismos. isso pertence ós etnólogos, antropólogos, folcloristas e assim. uma aperta a Calidonia.
..................................................................
imagem: soliletras.wordpress.com