escritas e falares da nossa língua


sábado, maio 24, 2008

berrar


"berrar" (verb.) significa "gritar", "falar muito alto", "bradar", "levantar a voz acima do que é costume", "chorar intensamente, como as crianças". "cantar demasiado alto". "ralhar", "discutir" (as mulheres umas coas outras, os homes coas mulheres e umas e outros cos filhos). ver Comentº de Caperuzita.


embora berrar seja uma estratégia eficaz para a criança obter aquilo que quer, há o refrão que nos diz: "ovelha que berra bocado que perde".


2 Comments:

  • Berrar aqui também se usa com o sentido de repreender ou discutir (aí usades ralhar com este sentido, nom?):
    "Estivem a berrar com ele toda a tarde porque nom limpava o seu quarto", "A minha nai berrou-me por chegar tarde ao jantar" [jantar que, diga-se de passagem, nós fazemos ao meio dia ;)]; e tb di a cantiga popular: "Tua nai e mai'la minha / quedan no rio berrando / por culpa dumha galinha / que tem amores c'o galo" e assim por fora.

    By Blogger La queue bleue, at 5:50 da tarde  

  • sim, claro. esqueci-me de o referir.
    os meus pais berravam-me muito...
    eu nom era grande cousa a portar-me bem...
    quanto ao jantar, tamém é feito ao meio dia, no Entre-Douro-e-Minho.

    By Blogger josé cunha-oliveira, at 7:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home