escritas e falares da nossa língua


domingo, maio 11, 2008

consulta, consultar

aqui está uma palavra curiosa.
"consultar" (verb.) significa "pedir a opinião", "pedir parecer", "pedir conselho", "submeter-se a um exame e diagnóstico médico".
a "consulta" é o acto de "consultar" o perito entendido na matéria em questão.
em termos políticos, "consulta" é a recolha da opinião dos partidos pelo Presidente ou pelo Rei.
"consulta popular": referendo, eleição.


em Portugal, fruto de um Serviço Nacional de Saúde excessivamente pródigo e permissivo, a "consulta" médica banalizou-se ao ponto da inversão do sentido intencional. hoje, é o médico que consulta os doentes, que faz não sei quantas consultas por dia, por mês ou por ano como prova da sua produtividade.
em Portugal é possível ouvir-se diariamente que "fui consultado pelo médico em menos de cinco minutos". ou "vou até ao Centro de Saúde, ver se o meu doutor me consulta". ou ainda: "ó doutor, consulta-me hoje?"

em Portugal, o doente é que sabe. ele não consulta ninguém, é "consultado".

seja como for, não me canso de realçar o quanto tenho aprendido com os meus doentes.