escritas e falares da nossa língua


sábado, maio 31, 2008

tribo

"tribo" (subst. fem.), vem do lat. tribus, "a terça parte do povo romano" . por "tribo" entende-se "um conjunto de famílias com origem num tronco comum e que vivem numa mesma região". é, tamém, "cada uma das partes que formam um povo". "conjunto de clãs".
e, ainda, um elemento grego (tribe), que entra na composição de certas palavras para exprimir a ideia de "atrito" . exº: "diatribe".

as tribos quanto mais chegadas mais desgarradas. cada uma é o centro do mundo. e mesmo antes de se zangarem umas coas outras já vendem a alma ao diabo por superar as vizinhas. falam a mesma língua mas fingem que nom se entendem. o seu particularismo e o seu dialeto ou subdialeto são a Realidade e a Língua por excelência. são o mesmo grande povo mas metem-se debaixo do primeiro inimigo que lhes pareça forte o suficiente pra mandar em todas ou nelas próprias.
cando superaremos os nossos tribalismos?

imagem: www.peruvianembassy.us



1 Comments:

  • Somos seres sociais e ainda que escolhamos nos isolar de algo, o fazemos em tribo, nunca a sóis. As tribos urbanas são grande exemplo de nossa tendência a formação de grupos para superação ou distinção entre outros. Parece-me difícil livrarmo-nos desta necessidade tribal, desse modo tribalista de ser. Além disso, a língua que falamos é ferramenta fundamental para exercer poder ou escrachar diferenças.
    Seja bem vindo à minha tribo no Facebook.

    ;****

    By Blogger Sue, at 4:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home