escritas e falares da nossa língua


sábado, maio 31, 2008

tribuna, tribuno, tribunal

"tribuno" (subst.) era o guia, chefe ou dirigente da tribo, cada uma das três partes do povo romano. exercia o seu cargo durante um determinado período, chamado "tribunado" ou "tribunato". superadas as tribos, "tribuno" passou a designar o "defensor dos direitos e dos interesses do povo". como se terá habituado a falar mais do que a fazer, "tribuno" passou a designar o "orador eloquente e popular", o "demagogo" - à letra: "o que leva o povo (atrás de si)".

"tribuna" (subst. fem.) era o lugar elevado, ou púlpito, usado pelos tribunos para falar à sua tribo. na Praça Vermelha, em Moscovo, ainda lá está o "lóbnoye myéstô" (fig.), um pequeno púlpito de pedra de onde os chefes, mais tarde os czares, falavam à multidão. hoje, "tribuna" é o lugar de onde falam os oradores, ou o palanque ou varanda onde se instalam as forças vivas do povo para assistir a desfiles, paradas, procissões ou manifestações folclóricas. originariamente, tribuna vem de tribunal, por apócope ou queda do l final - o que parece pressupor uma tónica grave, ou paroxítona.

"tribunal" (subst.) era o lugar em que se sentavam os tribunos ou chefes das três tribos de Roma. depois, passou a designar o estrado semicircular onde se sentavam os magistrados. depois, o conjunto dos magistrados e, agora, o lugar, o edifício ou a sala onde se debate e julga as questões de Direito.

imagem: Lobnoe Mesto , in: elpelao.com