escritas e falares da nossa língua


domingo, setembro 28, 2008

ir abaixo de braga

em boa verdade, "ir abaixo de Braga" é muito menos frequente do que "mandar abaixo de Braga", porque uma cousa é mandar e outra é ir.
talvez por isso se diz mais depressa "mandei-o abaixo de Braga" do que o imperativo "vai abaixo de Braga!"
ouço a expressão desde pequeno, sobretudo na própria cidade de Braga e seus arredores. o certo é que nunca ninguém me soube explicar a origem da expressão. mas tendo em conta o seu significado picaresco, é possível que tenha tido origem num trocadilho entre Braga e bragas, sendo que a palavra "bragas", que se mantém viva em Espanha, caíu em desuso por aqui. diga-se de passagem que o mais certo é que Braga e bragas tenham origem comum na tribo brácara, que, ao que consta, terá sido a fashion designer dessa peça de roupa. em versão um poucochinho démodée, obviamente.
seja como for, a expressão é muito mais compreensível se na origem tiver sido "ir abaixo de bragas". que é como quem diz "ir à merda". com vossa licença, claro.

4 Comments:

  • Abaixo de Braga,fica a freguesia de Real, que era um covão para onde se varriam os lixos de Braga e todo o tipo de dejectos. Foi nesse local que foram construídas as fossas sanitárias que recebiam as águas e todos os efluentes da cidade que para ali corriam por gravidade. Ainda hoje ali se encontra uma estação de tratamento de águas residuais. Daí que ir abaixo de Braga, era literalmente ir à merda, com sua licença.

    By Blogger JMTinoco, at 11:39 da tarde  

  • pois, essa do covão de Real é capaz de também ter contribuído para o sucesso da expressão...

    By Blogger josé cunha-oliveira, at 2:57 da tarde  

  • seja como for, a da freguesia de Real é uma hipótese tão boa como a de Frossos, pois que, depois de mandar alguém abaixo de Braga, era costume acrescentar-se: "...que é Frossos..."

    By Blogger josé cunha-oliveira, at 3:03 da tarde  

  • diga-se de passagem que a distância de Real a Frossos é de pouca monta, pouco mais de 1 km...

    By Blogger josé cunha-oliveira, at 3:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home