escritas e falares da nossa língua


quinta-feira, março 27, 2008

ponher (Gz.)

"ponher" (verb.) é variante de "pôr", verbo que está sistematicamente sendo arredado das falas e das escritas "bem", em troca pelo adocicado verbo "colocar". que não é a mesma coisa.
por mim raramente "coloco", quase sempre "ponho". é demasiado delicado, queque mesmo, colocar onde apenas há que pôr. gosto do "ponher". está presente nas flexões do verbo "pôr": "eu ponho", "eu punha, tu punhas, ele punha". e se eu "punhesse" alguma coisa cando andava na escola, chamavam-me labrego e cousas piores. coitados!
mas já nem o "pôr" lhes serve. agora é "colocar".
espero não ter que vir um dia a aturar o espetáculo do "colocar do sol" ou assistir à cena das galinhas "colocando" o ovo.

graf. altern.: "poñer"

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home