escritas e falares da nossa língua


quarta-feira, novembro 12, 2008

tricana


"tricana" (subst. fem.) é uma espécie de burel antigo, tecido grosseiro de lã; saia desse tecido; moça do povo, camponesa, que usava esse tipo de saia e de tecido; diz-se das antigas moças e mulheres de Coimbra e do distrito de Aveiro (Pt.).


figura do folclore estudantil de Coimbra, era a moça ou mulher não estudante, motivo de paixonetas, baladas e fados.

imagem: www.aac.uc.pt

segunda-feira, novembro 10, 2008

futrica

"futrica" (subst. masc.) significa, no léxico estudantil de Coimbra, "aquele que não é estudante", "aquele que não pode usar capa e batina nem submeter ou ser submetido à praxe académica".
"andar à futrica": andar vestido sem o traje académico, vestir à paisana.

significa, ainda, "homem desprezível", bandalho"; "cobarde", "medroso", "fraco" (Gz.); "mexerico", "intriga" (Br.).

terça-feira, novembro 04, 2008

candongueiro

"candongueiro" (subst.) significa "adulador", lisonjeiro", "falso", "impostor", "mentiroso". em Portugal é tamém o "contrabandista"; "o que vende coisas no mercado negro".

candonga

"candonga" (subst. fem.) significa, na Galiza, "a mulher que finge carinho", "enganadora", "falsa", "mulher da (má) vida", "a que faz comércio com o sexo". em Portugal, e no Brasil designa a "lisonja enganadora", o "falso carinho"; mais correntemente, designa o "contrabando", o "comércio ilegal", a "economia paralela". exº. "comprei este relógio na candonga"; "já se vende bilhetes na candonga para o jogo Benfica-Porto"; "as vanetes que fazem transporte ilegal de pessoas, em Angola; a atividade de transporte ilegal de pessoas.
a palavra é de origem africana, de língua banto, que significaria "esperto", "astuto", "ardiloso".