escritas e falares da nossa língua


quarta-feira, agosto 29, 2012

peco (Pt-N)

"peco" (adj.) pronuncia-se "pêco" e significa "enregelado", "frio", "dormente" (as mãos, um dedo, por exº), "de sensibilidade e mobilidade diminuídas pelo frio ou por doença", "pouco desembaraçado".

exemplo: "com este frio, tenho as mãos pecas, não consigo escrever".

domingo, agosto 19, 2012

és de Braga?

a expressão "ser de Braga", na interrogativa "és de Braga?", usa-se para chamar a atenção de alguém que passou por uma porta e a deixou aberta. muitas vezes, complementa-se a interrogação com a expressão "tens o rabo comprido..."
a expressão "és de Braga?" deriva dos cerimoniais frequentes no clero e na nobreza bracarenses, procissões civis e religiosas, em que os altos dignitários se passeavam com faustosos paramentos e salamaleques, tendo um exército de acólitos para lhes abrir e fechar as portas. há quem diga, também, que a expressão deriva do "arco da Porta Nova", uma porta da cidade que estava e está sempre aberta e que era passagem obrigatória das procissões dos arcebispos em direção ao paço episcopal. talvez se juntem as duas cousas, como é costume acontecer.
deste modo, a expressão é também um sinal de mal disfarçado desprezo popular pelas classes do poder e do ócio...

ver Braga por um canudo

a expressão "ver Braga por um canudo" deriva do monóculo que existia no monte do Bom Jesus, o qual, metendo-se-lhe uma moeda, permitia ver pormenores  da cidade de Braga lá ao fundo, a meia dúzia de quilómetros. o problema é que, na maior parte das vezes, o nevoeiro ou simplesmente uma ligeira bruma, não deixava ver grande coisa, pelo que "ver Braga por um canudo" era um sonho  que ficava sem concretização e com uma moeda a menos...
tanto quanto sei, o monóculo tem estado desativado. pelo menos das últimas vezes que lá fui, o que eu vi por um canudo foi o próprio monóculo...

a expressão significa, pois,  "ver as suas expectativas frustradas, "não conseguir o que se queria", "ficar logrado".